top of page
Buscar
  • Foto do escritorfelipepacheco06

Nota de Repúdio - Servidor público tem sido desvalorizado e alvo de assédios


Toda a diretoria do SINDSERV e seus filiados repudiam veementemente o reajuste proposto pelo prefeito de Valença, que não atende nenhuma das demandas solicitadas pelo Sindicato e apresenta um reajuste abaixo da inflação acumulada em 2023.


Confira o trecho da nota divulgada pela Administração:


“A Prefeitura de Valença concede reajuste de 3,93% aos servidores municipais. E já será incluído na folha de pagamento referente ao mês de maio. A Prefeitura dá continuidade ao trabalho desenvolvido desde o início da minha gestão, em 2017, com o equilíbrio das contas públicas e a valorização do servidor municipal.”


O referido equilíbrio de contas não valoriza os trabalhadores do serviço público municipal.


Desvalorização , precariedade, condutas assediosas. É desta forma que algumas categorias do serviço público em Valença podem descrevem o cenário atual. 


As vésperas do Dia do Trabalhador a diretoria  SINDSERV foi surpreendida  através de redes sociais do valor a ser reajustado,  sem discussão com a categoria, sem apresentação de dados ou estudos .


A forma como mudanças  vem sendo imposta  compromete o serviço público municipal , a diretoria tenta através de diálogo buscar melhores condições e valorização aos servidores porém sem êxito. 


Foram diversos ofícios encaminhados buscando melhorias estruturais ,  de organização entre outros pleitos dos servidores.


Desde 2022 estamos sinalizando falhas graves do executivo porém sem diálogo,  servidores expostos em seus locais de trabalho à umidade , mofo, infiltrações, materiais tóxicos entre outros já encaminhados ao Ministério Público. 


O dia do Trabalhador foi um dia bem difícil de comemorar. 


A forma arbitrária acaba com o sonho do servidor público de valorização, de incentivo,  e de estabilidade. 


O servidor vem sendo atacado  e desrespeitado, o valor apresentado é reposição da inflação, mas o salário continua defasado, condições de trabalho precarizadas, as terceirizações que hoje no serviço público estão disseminadas. Não temos o que comemorar, pelo contrário, deve ser um dia de protestos e reflexões. Quem faz o serviço acontecer a ponta é o servidor público.Cada vez mais os servidores precisando trabalhar mais e  ganhando menos, porque não há  o reajuste de forma digna, estamos adoecendo. Folha encharcada de cargos comissionados e de confiança, processos seletivos precários em diversas secretarias  colando a previdência municipal em risco, parcelamentos renovados por décadas, falta de planejamento para próximas aposentadorias , contratos precários. Entendemos que por isso  não se tem o que comemorar, precisamos ir a luta por concursos públicos. Precisamos trazer a  conscientização por parte de toda a  sociedade sobre a  importância  do servidor público, nos diversos setores: saúde, educação segurança, nos serviços de assistência social.


Práticas arbitrárias não podem perpetuar e precisamos acabar com privilégios. Embora haja um grupo privilegiado  no serviço público municipal, conhecido por salários altos e privilégios mesmo sem ter prestado o concurso público, essas benesses não fazem parte da realidade da maioria dos servidores, os quais vem sofrendo com o adoecimento mental e físico diante de tantas arbitrariedades, estamos vivendo em desigualdade onde um grupo seleto com viés político recebe as benesses e os demais não tem direito de fala sendo lhe imputado reajuste com valores não suficientes para garantir a dignidade.


Reiteramos que o pedido do SINDSERV deve ser atendido, ao apresentar uma valorização real ao servidor.


Nossa entidade se mobiliza pelo servidor e segue na luta pelo direito dos trabalhadores.


Juntos somos mais fortes! 


SINDSERV


30 de abril de 2024


2 visualizações
bottom of page