
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV) manifesta sua profunda indignação e repúdio às declarações proferidas pelo Secretário Municipal de Saúde, Paulo Roberto Russo, durante a Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira, dia 28 de maio de 2024.
É inaceitável que um representante da saúde pública, responsável por zelar pelo bem-estar mental e físico da população, tenha se referido às pessoas que cometem suicídio como "covardes". Tal afirmação demonstra uma total falta de compreensão e sensibilidade em relação à gravidade da depressão e outras doenças mentais.
A dor enfrentada por indivíduos que sofrem de depressão é imensa e, muitas vezes, o desespero os leva a ver o suicídio como única saída. Reduzir essa complexa e devastadora realidade a um julgamento de covardia não só desrespeita a memória daqueles que perderam suas vidas, como também estigmatiza e marginaliza ainda mais aqueles que lutam diariamente contra essa doença.
Ficamos ainda mais consternados com o silêncio dos vereadores presentes, que, ao não se manifestarem diante de tal declaração, falharam em sua responsabilidade de defender a dignidade e os direitos dos cidadãos.
O SINDSERV reforça a importância de um discurso respeitoso, empático e informado, especialmente por parte de autoridades públicas, e exige um pronunciamento formal do Secretário de Saúde Paulo Roberto Russo, no sentido de que explique quais são as ações e programas que a Prefeitura de Valença/Secretaria Municipal de Saúde desenvolve no sentido de atuar na prevenção ao adoecimento mental.
Ressaltamos que é de autoria do SINDSERV a Lei Municipal n.º 3.603/2024, publicada no Boletim Oficial do Município número 1777, datado de 10 de maio de 2024, que cria a Comissão Municipal de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação, uma importante ferramenta para defender o trabalhador e evitar abusos que podem gerar processos depressivos e outros problemas mensais nos servidores públicos.
Continuaremos na luta pela dignidade e respeito de todos os cidadãos, especialmente daqueles que enfrentam a difícil batalha contra as doenças mentais.
Atenciosamente,
SINDSERV
Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais Estatutários, Celetistas e Aposentados de Valença-RJ
29 de maio de 2024